Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FATORES EDUCACIONAIS PROMOVIDOS PELO IFMS AGENTES DE MUDANÇA NO ESTADO DE IDENTIDADE DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99693
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6637
    "inscrito_id" => 8621
    "titulo" => "FATORES EDUCACIONAIS PROMOVIDOS PELO IFMS AGENTES DE MUDANÇA NO ESTADO DE IDENTIDADE DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO"
    "resumo" => "A constituição da identidade acontece ao longo da vida do indivíduo, sendo mutável à medida que este interage socialmente. Estudos indicam que a adolescência é marcada por mudanças significativas de identidade, pois consiste no período em que o jovem precisa fazer escolhas importantes. Visto que o período da adolescência é dos 12 aos 21 anos de idade, muitas vezes, decidir o que fazer aos dezessete ou dezoito anos torna-se uma tarefa complexa. Sendo assim, é imprescindível à instituição de ensino médio atentar para promoção de atividades pedagógicas que ajudem o/a estudante-adolescente a fazer escolhas acadêmica e/ou profissional ao término da educação básica. Sendo assim, a presente pesquisa indica os principais fatores educacionais, promovidos pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Nova Andradina, agentes de mudança no estado de identidade de estudantes do Ensino Médio Integrado. Para tanto, a pesquisa assume uma abordagem qualitativa, descritiva e explicativa, utilizando de entrevistas para coleta de dados. Foram entrevistados dez (10) estudantes, metade (5) do sexo masculino e metade (5) do sexo feminino, sendo dois (2) de dezesseis, sete (7) de dezessete, e um (1) de dezoito anos de idade, Os resultados foram gerados com base nos princípios e etapas da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados da investigação indicam que o principal fator de mudança de estado de identidade indicado pelos estudantes refere-se ao tratamento. Nesse sentido, os estudantes afirmam que ao serem tratados com maior “liberdade” por professores, gestores e funcionários administrativos do IFMS, eles precisam aprender a gerenciar o tempo, o que os levam a adquirir maior responsabilidade com horários de ônibus e de aula, e com as entregas de atividades escolares demandadas pelos professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8621_TB6637_20112023165839.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AZENAIDE ABREU SOARES VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "AZENAIDE VIEIRA"
    "autor_email" => "azenaide.vieira@ifms.edu."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL (IFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99693
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6637
    "inscrito_id" => 8621
    "titulo" => "FATORES EDUCACIONAIS PROMOVIDOS PELO IFMS AGENTES DE MUDANÇA NO ESTADO DE IDENTIDADE DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO"
    "resumo" => "A constituição da identidade acontece ao longo da vida do indivíduo, sendo mutável à medida que este interage socialmente. Estudos indicam que a adolescência é marcada por mudanças significativas de identidade, pois consiste no período em que o jovem precisa fazer escolhas importantes. Visto que o período da adolescência é dos 12 aos 21 anos de idade, muitas vezes, decidir o que fazer aos dezessete ou dezoito anos torna-se uma tarefa complexa. Sendo assim, é imprescindível à instituição de ensino médio atentar para promoção de atividades pedagógicas que ajudem o/a estudante-adolescente a fazer escolhas acadêmica e/ou profissional ao término da educação básica. Sendo assim, a presente pesquisa indica os principais fatores educacionais, promovidos pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Nova Andradina, agentes de mudança no estado de identidade de estudantes do Ensino Médio Integrado. Para tanto, a pesquisa assume uma abordagem qualitativa, descritiva e explicativa, utilizando de entrevistas para coleta de dados. Foram entrevistados dez (10) estudantes, metade (5) do sexo masculino e metade (5) do sexo feminino, sendo dois (2) de dezesseis, sete (7) de dezessete, e um (1) de dezoito anos de idade, Os resultados foram gerados com base nos princípios e etapas da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados da investigação indicam que o principal fator de mudança de estado de identidade indicado pelos estudantes refere-se ao tratamento. Nesse sentido, os estudantes afirmam que ao serem tratados com maior “liberdade” por professores, gestores e funcionários administrativos do IFMS, eles precisam aprender a gerenciar o tempo, o que os levam a adquirir maior responsabilidade com horários de ônibus e de aula, e com as entregas de atividades escolares demandadas pelos professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8621_TB6637_20112023165839.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AZENAIDE ABREU SOARES VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "AZENAIDE VIEIRA"
    "autor_email" => "azenaide.vieira@ifms.edu."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL (IFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A constituição da identidade acontece ao longo da vida do indivíduo, sendo mutável à medida que este interage socialmente. Estudos indicam que a adolescência é marcada por mudanças significativas de identidade, pois consiste no período em que o jovem precisa fazer escolhas importantes. Visto que o período da adolescência é dos 12 aos 21 anos de idade, muitas vezes, decidir o que fazer aos dezessete ou dezoito anos torna-se uma tarefa complexa. Sendo assim, é imprescindível à instituição de ensino médio atentar para promoção de atividades pedagógicas que ajudem o/a estudante-adolescente a fazer escolhas acadêmica e/ou profissional ao término da educação básica. Sendo assim, a presente pesquisa indica os principais fatores educacionais, promovidos pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Nova Andradina, agentes de mudança no estado de identidade de estudantes do Ensino Médio Integrado. Para tanto, a pesquisa assume uma abordagem qualitativa, descritiva e explicativa, utilizando de entrevistas para coleta de dados. Foram entrevistados dez (10) estudantes, metade (5) do sexo masculino e metade (5) do sexo feminino, sendo dois (2) de dezesseis, sete (7) de dezessete, e um (1) de dezoito anos de idade, Os resultados foram gerados com base nos princípios e etapas da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados da investigação indicam que o principal fator de mudança de estado de identidade indicado pelos estudantes refere-se ao tratamento. Nesse sentido, os estudantes afirmam que ao serem tratados com maior “liberdade” por professores, gestores e funcionários administrativos do IFMS, eles precisam aprender a gerenciar o tempo, o que os levam a adquirir maior responsabilidade com horários de ônibus e de aula, e com as entregas de atividades escolares demandadas pelos professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.